top of page

Inventário: A pior herança para seus filhos

  • Foto do escritor: cassio bezerra
    cassio bezerra
  • 1 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de jun. de 2024

Não é difícil imaginar um cenário onde a divisão de bens após sua partida gera conflitos e brigas entre aqueles que você mais ama. Infelizmente, esse é o desafio enfrentado por muitas famílias durante o processo de inventário. 


Acredite, por melhor que tenha sido a criação dos seus filhos, educação formal e educação familiar, com valores sólidos, ainda assim seus herdeiros estarão sujeitos a conflitos familiares, não por egoísmo e ganância, mas por ter personalidades diferentes, influências diferentes, como a influência de esposas, maridos, amigos, sócios que podem gerar em alguns ou todos os herdeiros o sentimento de injustiça, o que pode acabar separando sua família após a sua partida.


Infográfico mostrando as desvantagens do inventário e benefícios da holding familiar

Imagine a seguinte situação:

Você possui dois filhos, ambos bons filhos, pessoas íntegras e valorosas, justas, porém, um deles tem uma habilidade natural para os negócios e a desenvolve com maestria integrando sua empresa junto você nas lideranças, enquanto o outro não possui nenhuma habilidade para negócios no que tange a gestão ou estratégia e decide se dedicar a uma parte operacional da sua empresa, a qual um funcionário assalariado daria conta do serviço executado, porém, você deixou em seu patrimônio essa empresa que provia para toda a família e sustentava o padrão de vida de todos, logo, apesar da diferença de funções seus filhos mantinham o mesmo padrão de vida. 


Porém, após sua partida ambos os filhos herdam a empresa e mantém suas funções e dividem os lucros igualmente, até o dia que o herdeiro que figura de fato como empresário se sente injustiçado por seu irmão trabalhar em regime de CLT em relação a horários e rotina de modo geral, pois está no operacional e não lida com a gestão da empresa, ganhando exatamente o mesmo valor que ele, que não tem horário para entrar ou sair da empresa, necessita trabalhar aos finais de semana, não tem tanto tempo com a família quanto gostaria, entre outros fatores. Como empresário você sabe que é uma realidade, então lhe pergunto: quanto tempo demoraria para que esses herdeiros comecem a brigar? principalmente levando em conta que a esposa, amigos, filhos veem a situação do filho empresário e o quanto trabalha em relação ao irmão e lhe direcionam opiniões e conselhos a todo momento.


Agora imagine o contrário, imagine que a divisão não seria igual, quanto tempo você acha que o filho que está no operacional da empresa levaria para se sentir injustiçado sabendo que tem direito a metade da empresa e vê seu padrão de vida caindo drasticamente?


Repito, pouco importa a criação e educação que você passou aos seus filhos, os conflitos nascem de sentimentos de injustiça ou mesmo de necessidade para si ou para terceiros próximos, então por mais íntegros que seus filhos sejam ainda assim estarão sujeitos aos conflitos que apenas o inventário proporciona. Mas há uma solução, quem melhor do que você para dividir seu patrimônio? Um juiz faria melhor?


Eu lhes afirmo de forma categórica que o inventário seguramente será a pior herança que você pode deixar aos seus filhos.


 Historicamente não há instrumento de planejamento sucessório mais eficiente do que a Holding Familiar, que figura como a solução definitiva para esses problemas, dentre eles:


1. Conflitos familiares evitáveis

A divisão de bens muitas vezes desencadeia conflitos entre os membros da família, prejudicando os laços afetivos. Com a Holding Familiar, é possível evitar essas disputas, garantindo uma transição suave e harmoniosa gerenciada pela melhor pessoa para dividi-los, os donos do patrimônio, esclarecendo e impondo seus termos, motivos e condições ainda em vida.


2. Custos do inventário reduzidos

Os altos custos envolvidos no processo de inventário podem representar uma grande preocupação financeira para seus herdeiros. Com a Holding Familiar, é possível economizar até 90% do valor global gasto com inventários.


3. Proteção do patrimônio

Ao transferir seus bens para a Holding Familiar, você protege seu patrimônio de dívidas e litígios, garantindo sua preservação para as gerações futuras, obviamente sempre dentro da legalidade e da boa-fé, respeitando eventual direito de credores e créditos executados judicialemnte.


Como funciona a Holding Familiar/patrimonial?

A Holding Familiar é uma estrutura que reúne os bens da família em uma empresa, na qual os membros se tornam sócios. Isso facilita a transmissão dos bens e permite uma gestão mais eficiente do patrimônio familiar, tendo em vista que diante da criação da holding serão aplicadas diversas regras do direito empresarial e não mais do direito cível comum, o que por si só gera diversos benefícios e agilidade nos procedimentos.



Agora eu lhe pergunto: Qual a herança, qual o legado que você deixará para trás e como ele fará a vida dos seus herdeiros melhor?

 
 
 

Comments


Receba nossos conteúdos.

Surpresa da edna.png

Quer saber mais sobre Holding Familiar?

Clique no botão para falar com um advogado especialista.

Grupo de executivos sentados ao redor da mesa

Contatos

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

Onde Estamos

Av. Des. Moreira, 1300, Sals 1002, BS Design Corporate Towers, Torre Sul - Aldeota, Fortaleza - CE, 60170-002

©2024 por Blog Cássio Arrais Advocacia. 

bottom of page